Total de visitas: 165

CAB

CAB

Nosso curso teve sua primeira turma no semestre de 2009.1. O curso é integral (Manhã e tarde), com término em 4 anos. Mesmo sendo criado em uma universidade forte na área vegetal e animal, o curso detém de uma grade curricular considerada por todos os discentes a melhor na distribuição de cadeiras. A nova grade, reformulada em 2010, envolve, não só todas as áreas da Biotecnologia (Humana, Animal, Vegetal), como também a microbiológica, genética, biorreatores e moléculas. O principal foco do curso é formar discentes pesquisadores em suas respectivas áreas. 

O centro acadêmico de Biotecnologia - CAB, ainda não tem sala definida. Esforços estão sendo feitos para conseguir tal espaço físico. Um ano após a criação do nosso curso, os discentes da 1ª turma de biotecnologia, reuniram-se e convocaram a todos que desejavam participar, para dialogarmos sobre a criação de um centro acadêmico. Aceita a proposta, partiram então para a formação de chapas e votação dos candidatos. Em chapa única, foram eleitos: Eliezer Fernandes e Camila Míryan, respectivamente, presidente e vice-presidente, ambos da 1ª turma de biotecnologia. Um ano após, agora com eleição e o estatuto do CAB reformulado, ouve votação, também com chapa única, e Hebert foi eleito como presidente, sendo sua vice Magda Lorena, para assumir por dois anos o CAB, no período de 2011.2 a 2013.1. De lá pra cá, nosso centro acadêmico tem se fortalecido e sendo bem representado por estes. Tanto é que já foi realizado o I Workshop de Biotecnologia da UFERSA, em Novembro de 2011. Nosso curso também participa dos campeonatos oferecidos pela academia. Somos Bi-campeões no futsal feminino (2010 - invicto; e 2011) nos INTERCURSOS da UFERSA campus Mossoró-RN. Também, no mesmo campeonato, somos detentores de um vice-campeonato (2011) no vôley masculino e de 4 medalhas na natação (3 Ouros - Linéa Soares 2010; 1 Bronze - Lucas Eduardo 2011).

Ultimamente, como forma de fortalecer a Biotecnologia no Brasil, foi criado a Liga Nacional dos Acadêmicos de Biotecnologia (LiNA - Biotec). Neste órgão que ganha força a cada dia, somos representados por: Mirna Dié, como Presidente do pólo UFERSA e Caio Henrique, como vice-presidente.     

Portanto, o centro acadêmico de Biotecnologia luta pelos direitos dos estudantes, assim como, também busca investir no crescimento social e acadêmico de cada discente, de uma melhor forma cabível. Também buscamos aliar-se a demais CA's para assim trazer inovações e ajudar nesse desenvolvimento contínuo e igualitário do nosso curso.